CAMPANHA PELA REDUÇÃO DAS TAXAS DE JUROS DOS BANCOS É INICIADA EM PORTO ALEGRE
Bancos ganham muito com juros altos e pagam pouco aos bancários
Na sexta-feira, 13, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, a Federação dos Bancários/RS e a CUT/RS realizaram ato público no Centro da capital gaúcha pela redução das altas taxas de juros cobradas pelos bancos. Durante a atividade, iniciada às 12 horas, foram distribuídas duas mil cartas abertas à população e exibidas diversas faixas de protesto. Uma delas dizia: “Chega de juros altos! Só os banqueiros lucram”.
Os manifestantes denunciaram os bancos como os únicos favorecidos pelos juros altos. “A diminuição da taxa Selic, hoje em 26,5% ao ano, é insuficiente para a reativação da economia e a geração de empregos. Os bancos cobram das empresas juros de mais de 100% ao ano. Os clientes pagam juros de cheque especial que ultrapassam 200% ao ano”, afirma a carta aberta.
Após a manifestação, os sindicalistas entregaram documento à Associação dos Bancos no RS, propondo a queda imediata dos juros nas instituições estatais e privadas, a revisão das tarifas abusivas cobradas dos clientes e a antecipação salarial de 15% para a categoria a partir de junho. Os bancários e os dirigentes da CUT foram recebidos pelo advogado do Sindicato dos Bancos, Emilio Papaleo Zen, e pela secretária-executiva das duas entidades dos banqueiros, Ana Maria da Silva Cidade. Zen prometeu enviar as propostas para a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
No documento, os bancários e a CUT consideram justa e viável a queda dos juros, “tendo em vista a alta rentabilidade do sistema financeiro, como revelam os lucros recordes registrados no primeiro trimestre deste ano”.
Fonte: Seeb Porto Alegre
fonte: AFUBESP