Câmara irá convocar BC, Fenaban, Santander e ABN/Real para debater fusão
A subcomissão criada pela Câmara dos Deputados para tratar da compra do ABN/Real pelo Santander vai convocar os bancos envolvidos, o Banco Central e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para esclarecer os pontos obscuros do negócio.
A subcomissão e o apoio dos parlamentares são fruto da Jornada de Luta das entidades sindicais e de representação, realizada no final de setembro, em Brasília. As atividades conseguiram mobilizar e garantir o apoio do Congresso Nacional e o Ministério do Trabalho pela manutenção do emprego no ABN e no Santander.
“Eles se negaram a comparecer à primeira audiência pública, diziam que o negócio não estava fechado. Agora não tem mais desculpa”, afirma o deputado federal Daniel Almeida (PcdoB/BA), que presidirá a subcomissão.
O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Antonio Luiz de Medeiros, já foi contatado para garantir o cumprimento do compromisso assumido por ele de intermediar a reunião entre as partes. Segundo Almeida, o compromisso foi reiterado e confirmado por Medeiros. O deputado também aprovou um requerimento que solicita ao Cade e Banco Central a investigação e informação referente ao negócio.
“A instauração da subcomissão é uma grande vitória dos trabalhadores. Além da luta pela garantia do emprego, precisamos colocar a limpo os detalhes e os impactos do negócio, que vai internacionalizar mais o setor financeiro nacional, colocando um banco estrangeiro entre os primeiros no País”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino.
fonte: Seeb SP