BC quer facilitar reclamações de clientes contra bancos
Líderes em qualquer ranking de reclamação do consumidor, os bancos poderão ser obrigados a criar um canal para ouvir os clientes insatisfeitos. O Banco Central anunciou na sexta-feira, dia 23, que pretende criar ouvidorias em todas as empresas que atuam no sistema financeiro nacional. O objetivo é estabelecer um canal de comunicação entre bancos e clientes que sirva, inclusive, para mediar conflitos.
A proposta está aberta ao debate público até o dia 23 de março. Depois disso, o Banco Central vai definir qual a estrutura que essas ouvidorias deverão ter e transformar a proposta em minuta de resolução para ser submetida ao CMN (Conselho Monetário Nacional). Não há prazo para que essa medida seja apreciada.
A medida é bem vinda entre os bancários. Eles lembram que os banqueiros já tentaram, inclusive, se livrar de cumprir o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e perderam na Justiça.
Segundo nota do BC, as ouvidorias devem receber, registrar e dar tratamento a reclamações dos clientes e usuários dos bancos; prestar esclarecimentos sobre o andamento das demandas e as providências adotadas em até dez dias úteis após o início do processo; informar qual o prazo previsto para resposta final caso a inicial não for conclusiva; sugerir medidas corretivas à diretoria do banco; e elaborar e encaminhar relatórios sobre as ações da ouvidoria.
fonte: Contraf-CUT