BANQUEIROS JÁ AMEAÇAM ANUÊNIO
A primeira reunião de negociação com a Fenaban terminou no final da tarde e já mostra a postura que os banqueiros vão adotar no processo negocial. Na discussão do pré-acordo, eles aceitaram a renovação de todas as cláusulas até 30 de setembro, exceto a cláusula do anuênio.
Segundo Sérgio Rosa, presidente da CNB-CUT, essa foi uma atitude unilateral da Fenaban que rompe com a tradição das negociações. “É um sinal claro de que precisamos intensificar a resistência, para impedir qualquer supressão de conquistas.”
Sérgio informa que a próxima negociação foi marcada para o dia 31, quando serão discutidas as cláusulas econômicas.
Leni Rodrigues, diretora da Afubesp, lembra que os banqueiros já ameaçaram rebaixar o anuênio em outras ocasiões, mas encontraram sempre firme resistência da categoria. Para este ano, já sinalizaram também sua disposição de atacar a jornada de 6 horas, outra conquista histórica dos bancários que eles querem “flexibilizar”, como gostam de dizer.
“Os banqueiros já estão pondo suas cartas na mesa. Quanto mais lucram menos querem pagar. E nós, banespianos, temos de estar juntos com os demais bancários nessa briga pela manutenção dos direitos, pois qualquer rebaixamento no acordo com a Fenaban tem impacto imediato em nossa negociação específica”, alerta.
fonte: AFUBESP