Banesprev relata experiências no encontro latino-americano do PRI
Com a participação de 14 fundos de pensão brasileiros e seis gestores de fundos de investimentos do país, foi realizado na semana passada, no Rio de Janeiro, o 1º Encontro Latino-Americano de PRI (Princípios de Investimentos Responsáveis).
O PRI é um programa criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que tem por objetivo estimular a incorporação de questões ambientais, sociais e de governança corporativa nos investimentos das entidades.
A reunião, estimulada pela Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil), foi a primeira após o lançamento do PRI no Brasil, em março do ano passado, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Com a participação do diretor executivo mundial do programa, o norte-americano James Gifford, os participantes brasileiros apresentaram experiências e idéias de aperfeiçoamentos, além de relatarem os obstáculos encontrados para a implementação dos princípios.
Também foram realizadas áudio-conferências com representantes da consultoria Mercer, do Canadá, e da Calpers (fundo de pensão dos funcionários públicos da Califórnia), que é o maior dos EUA, com patrimônio de US$ 250 bilhões.
Investimentos orientados – O Banesprev foi representado pelo diretor financeiro eleito, Walter Oliveira, que falou sobre a divulgação do programa entre seus participantes, associações representativas dos funcionários do banco e gestores terceirizados que administram recursos da entidade.
“Em todos os regulamentos de fundos de investimentos analisados pelo Banesprev, principalmente aqueles que aplicam em empresas, deverão constar a nossa adesão ao PRI. As empresas devem ter a noção exata de que nossos investimentos são de longo prazo e que necessitam de ações de sustentabilidade para o máximo respeito aos princípios do programa”, afirmou Oliveira.