BANESPIANOS SE REÚNEM COM PARLAMENTARES DA BANCADA PAULISTA
Ontem, em Brasília, deputados da bancada paulista se reuniram com representantes do funcionalismo para debater a questão da privatização do Banespa. O encontro, que ocorreu durante jantar na Academia de Tênis de Brasília, foi patrocinado pela Afubesp e contou com a participação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Federação dos Bancários da CUT (Fetec-CUT/SP), Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul e Confederação Nacional dos Bancários (Contec).
Compareceram ao jantar, deputados federais do PT, PCdoB, PTB, PPB, PDT, PFL, PPS, PMDB e PSDB, além do senador Eduardo Suplicy. “O objetivo era fazer uma reunião menos formal entre os que se opõem à privatização e os que resistem à venda do Banespa para bancos internacionais”, explicou Ricardo Berzoini, um dos coordenadores do evento. Ele alertou os parlamentares que são contrários apenas à internacionalização do Banespa para o exemplo do Meridional. “Num primeiro momento, foi vendido para um banco nacional, o Bozano, Simonsen, que posteriormente acabou sendo adquirido por um grupo espanhol.”
A deputada Iara Bernardi, a outra coordenadora do encontro, relatou sua experiência com o movimento em defesa do Banespa. “Eu participei de encontros e plenárias sobre essa questão em todas as regiões do Estado e percebi, pela demonstração dos prefeitos, vereadores e produtores rurais, que ela não é encarada pela população da mesma forma que outras privatizações. Os deputados paulistas devem estar sensíveis a esse sentimento.”
O presidente da Afubesp, Eduardo Rondino, fez uma apresentação sobre as conseqüências da privatização para a sociedade e a importância da manutenção do Banespa, como banco público. “A agricultura será um dos setores mais afetados, com a redução do crédito. Além disso, 93 municípios ficarão sem nenhuma agência bancária”, exemplificou.
O líder da bancada paulista, Paulo Kobayashi (PSDB), que ajudou a convocar a reunião, reafirmou sua posição contrária à venda do Banespa para bancos estrangeiros. “Enquanto houver esse risco, estamos solidários a qualquer movimento ou decisão judicial que impeça ou adie a privatização.” Kobayashi declarou também que é “extremamente simpático ao Projeto Banespa Banco Público.”
Além dos parlamentares citados acima, estiveram no encontro: Aldo Rebelo (PCdoB), Aloizio Mercadante (PT), Arlindo Chinaglia (PT), Celso Giglio (PTB), Cunha Bueno (PPB), Dr. Hélio (PDT), Edinho Araújo (PPS), Gilberto Kassab (PFL), Jair Meneguelli (PT), João Herrmann Neto (PPS), João Paulo (PT), Zé Índio (PMDB), José Machado (PT), Júlio Semeghini (PSDB), Professor Luizinho (PT), Ricardo Izar (PMDB), Salvador Zimbaldi (PSDB) e Silvio Torres (PSDB). Os deputados José Dirceu e Angela Guadagnin, ambos do PT, justificaram ausência.
fonte: AFUBESP