BANESPIANOS DE JOINVILLE DECIDEM AGUARDAR ORIENTAÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL
Joinville rejeita proposta do Conselho Diretor
Em assembléia realizada às 16h30 de hoje, a grande maioria dos banespianos de Joinville/SC votou pela não assinatura do acordo e decidiu aguardar as orientações do Encontro Nacional convocado para o próximo dia 30 pelo Comando Banespa representado pela CNB-CUT, Fetec-SP, Afubesp, Seeb-SP, Direp/Corep e sindicato e federações cutistas.
A aceitação da proposta do banco foi defendida por representantes do sindicato local, mas a maioria dos funcionários optou por esperar a realização do Encontro.
Segundo o diretor do Seeb-Porto Alegre, Ademir Wiederkehr, também diretor regional da Afubesp, a decisão dos funcionários de Joinville reflete a apreensão dos banespianos com relação à proposta apresentada pelo Conselho Diretor. “A proposta é ruim e o funcionalismo sabe que o Encontro é um fórum importantíssimo de homogeneização das informações e de organização dos funcionários para lutar por uma proposta digna, sem que a gente precise abrir mão de direitos”, afirma.
Ademir avalia que as recentes mudanças na economia confirmam os desacertos na política econômica do governo Fernando Henrique e abrem espaço para que seja discutida a renegociação da dívida dos Estados, o que está sendo feito por vários governadores reunidos hoje em Belo Horizonte. Para ele, os acontecimentos favorecem a luta dos banespianos pela aprovação da PEC-Proposta de Emenda Constitucional, na Assembléia Legislativa de SP, que propõe a retomada do Banespa.
“Por isso, devemos ter cautela e analisar tudo detalhadamente para não darmos passo em falso. Se temos mais chance de sucesso na luta pra trazer o banco de volta por que vamos aprovar, sem luta, uma proposta de acordo cujo principal efeito é tornar nosso acordo mais flexível aos interesses de banqueiros privados interessados na privatização do Banespa?, adverte.
fonte: AFUBESP