BANESPIANOS DA ATIVA E APOSENTADOS PRÉ-75
O baixíssimo número de adesões aos novos planos de complementação de aposentadoria, que visavam facilitar a privatização do banco, foi um dos pontos destacado no III Encontro Nacional dos Banespianos Aposentados e da Ativa Admitidos até 22/5/75, ocorrido sábado no Esporte Clube Banespa de São Paulo. Além de comemorarem o sucesso da campanha pela manutenção dos direitos, os participantes definiram também os próximos passos do movimento.
Segundo dados apresentados no Encontro, 96,1% dos banespianos da ativa e aposentados seguiram as orientações das entidades de representação, entre as quais a Afubesp, e rejeitaram o Plano Pré-75 e o Plano III do Banesprev, propostos pelos interventores. Apenas 3,9% aderiram aos novos planos, sendo 852 adesões ao Plano Pré-75 e 563 migrações para o Plano III do Banesprev.
Para o diretor financeiro da Afubesp e representante do banespianos pré-75 que ainda estão na ativa, Mário Sérgio Castanheira, os números representam uma vitória de todo o funcionalismo na luta por seus direitos e em defesa do Banespa. “Eles (os privatistas) não conseguiram a adesão dos banespianos àqueles mal fadados planos.”
Deliberações
Os mais de 300 banespianos que participaram do evento aprovaram também um conjunto de propostas para a continuidade do movimento que visa garantir a complementação da aposentadoria, sem abrir mão de seus legítimos direitos. Entre as principais deliberações estão:
–Estudo de medidas judiciais contra os interventores do Bacen, com base no artigo 203, do Código Penal, que impõe responsabilidade criminal a quem tenta frustrar direitos trabalhistas assegurados, como é o caso da complementação.
–Convocar os banespianos aposentados e pensionistas para participarem das atividades na Assembléia Legislativa pela aprovação da PEC do Banespa.
–Participar das atividades que visam divulgar a campanha do plebiscito, bem como da coleta de assinaturas no requerimento que propõe a consulta popular.
–Adotar a Ação de Rito Sumaríssimo, individual, para cobrar o pagamento da PLR de 1999 aos aposentados.
O Encontro aprovou também uma moção de repúdio à atitude oportunista da Abesprev, que, a serviço dos interventores do Banco Central, enviou carta aos banespianos recomendando a adesão ao plano dos privatistas.
fonte: AFUBESP