Banespa atrasa pagamento do abono para quem deixou a empresa
Hoje pela manhã, os colegas que deixaram o Santander Banespa após o dia 1º de setembro de 2004 tiveram a desagradável surpresa de constatar que o banco não depositou a segunda parcela do abono previsto no acordo coletivo vigente.
Muitos deles ligaram para a Afubesp, reclamando que a “incompetência” do banco está lhes causando grandes transtornos. Entre os problemas citados está o estouro da conta corrente, pois as pessoas contavam com esse dinheiro para quitar seus compromissos. Alguns tinham antecipado o valor (contraindo empréstimos no próprio banco, na Cabesp e no Banesprev) e, agora, esses débitos estão caindo na conta.
“Como que um dos dez maiores bancos do mundo, e que quer ser o primeiro do Brasil, pode deixar de honrar seus compromissos, deixando os trabalhadores nessa situação”, criticou um dos reclamantes.
Resposta do banco – Assim que foram informados da situação, a Afubesp e o Sindicato dos Bancários de São Paulo entraram em contato com a direção do Santander Banespa cobrando uma solução imediata para o problema.
A resposta do banco é que a pessoa deve encaminhar um fax ao RH – números (11) 5635-8311 ou 5635-8300 –, solicitando o pagamento da segunda parcela do abono. Com isso, o valor será creditado no dia seguinte.
Os representantes dos funcionários esperam que, desta vez, o banco cumpra o prometido, pois o parágrafo quinto, da cláusula 88 do acordo coletivo, determina que “a segunda parcela do abono será também devida, integramente, na data de 20.09.2005, aos empregados que fazendo jus à primeira parcela vierem a ter seus contratos rescindidos, exceto na hipótese de despedida por justa causa, antes de 01.09.2005”.
“Não resta dúvida que o Banespa tem obrigação de pagar essas pessoas o mais rápido possível”, avalia José Reinaldo Martins, diretor de Divulgação da Afubesp.
fonte: Airton Goes – Afubesp