Bancos são multados por problemas de segurança
A Polícia Federal determinou a autuação e a Comissão Consultiva de Assuntos de Segurança Privada julgou e avaliou os valores das multas que 60 bancos deverão pagar por infrações em suas vigilâncias. Foram 115 casos apontados entre várias empresas, mas do total de 495 mil UFIR’s de multas previstas, 430 mil são direcionadas aos bancos.
A comissão, criada pela lei 7.102 e regulada pela portaria 992/95 da Polícia Federal, tem como objetivo principal julgar em grau de recurso os processos administrativos oriundos de autuações das comissões de fiscalização da Polícia Federal às instituições financeiras, empresas de segurança e escolas de formação de vigilantes. São membros da comissão, além da Polícia Federal, Exército, Instituto de Resseguros Brasileiro, associações de formação de vigilantes, de empresas transportadoras de valores, de empresas de vigilância, além da Federação Brasileira de Bancos e confederações de trabalhadores, como a dos bancários, a dos trabalhadores vigilantes e de transportes de valores.
As principais causas para as multas dos bancos foram: falta de vigilantes, ausência de plano de segurança, alarmes inoperantes e falta de vigilância ostensiva.
fonte: Claudia Motta – Seeb SP