Bancos empregam menos em 2005
Apesar dos lucros recordes, os bancos continuam sendo um dos segmentos que menos colaboram com os índices de criação de empregos com carteira assinada no país. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, no último dia 18, foram criados cerca de 1,254 milhão de empregos com carteira assinada no Brasil em 2005.
As instituições financeiras, porém, colaboraram com apenas 33.600 novas vagas, apesar dos excelentes ganhos obtidos durante o ano. Na análise da pesquisa por setor, a situação de desequilíbrio fica ainda mais clara, uma vez que o setor de Serviços, no qual estão inseridas as instituições financeiras, foi responsável por cerca da metade do total de novos empregos: quase 570 mil.
Enquanto o segmento financeiro assinou a carteira de menos de 34 mil trabalhadores, o subsetor Imóveis e Serviços Técnicos criaram 207 mil vagas, Transportes e Comunicações ofereceram 94 mil e Alojamento, Alimentação e Manutenção colaboraram com 148 mil. O setor de Ensino, criou 38 mil vagas, também emprega mais que os bancos que ocupam a lanterna da lista apesar de seus lucros milionários.
fonte: Seeb SP