Banco persegue dirigentes sindicais em Porto Velho
A agência do Banespa em Porto Velho, segundo o Sindicato dos Bancários de Rondônia, está tomando várias medidas administrativas contra dois dirigentes sindicais, que teriam como objetivo justificar a demissão deles, por justa causa, através de punições gradativas e em seqüência. Na quinta-feira (16), a entidade protocolou documento questionando a postura do banco e solicitando providências imediatas.
O Sindicato informa que a perseguição de dirigente sindical está comprovada, através de declaração assinada por uma cliente, esclarecendo que ao fazer uma reclamação sobre o atendimento com o gerente, o mesmo redigiu um documento contra um funcionário, que é dirigente do sindicato, para que ela assinasse. A cliente chegou a ficar em dúvida sobre assinar a reclamação, mas o gerente teria insistido informando que aquele seria o procedimento normal do banco e que não haveria qualquer punição ao empregado. Posteriormente, a administração da agência ainda teria ligado diversas vezes para a cliente manter a reclamação.
No dia nove deste mês, o Banespa, com base na reclamação da cliente, feita pelo próprio gerente, aplicou uma punição de suspensão ao dirigente sindical, que já havia sido punido no final do ano passado por não concordar com pagamento de diferença que seria de responsabilidade do banco. A cliente, ao tomar conhecimento da punição, ficou indignada e assinou uma declaração esclarecendo os fatos, responsabilizando o banco e reafirmando seu pedido anterior para que o funcionário não seja punido.
No documento encaminhado ao Banespa, o sindicato solicita o cancelamento das duas punições aplicadas ao dirigente da entidade e que o banco não volte a incomodar a cliente; além disso, solicita informações e justificativa sobre a instauração de um processo administrativo contra outro dirigente sindical, que recentemente foi afastado do trabalho para apuração de justa causa, fato que teria ocorrido logo após o mesmo ter ganhado uma ação trabalhista contra o Banespa. O secretário jurídico do SEEB, Itamar Ferreira, afirma que “se o banco não esclarecer e resolver o problema em 72 horas, o sindicato tomará outras providências”.
fonte: Seeb RO