Banco estenderá ponto eletrônico aos gerentes
Após diversas cobranças da representação, Santander Banespa reconhece o direito desses funcionários e anuncia que implantará a medida a partir da próxima semana
O Santander Banespa informou que a partir da próxima semana os gerentes de negócio e gerentes operacionais também serão incluídos no sistema de ponto eletrônico. A decisão, se for implementada de forma correta, irá favorecer esses trabalhadores, pois impedirá a extrapolação da jornada de trabalho sem o pagamento de hora extra, uma prática que tem sido comum no banco até aqui.
Para o secretário-geral da Afubesp, Marcos Benedito, o anúncio do banco representa um avanço na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores do grupo. “Desde a implantação do ponto eletrônico, no ano passado, as entidades de representação cobram do Santander Banespa a sua extensão para todos os funcionários”, lembra. O assunto, inclusive, foi pauta das últimas reuniões do Comitê de Relações Trabalhistas.
A única preocupação do dirigente é que alguns gestores continuem a obrigar funcionários a começar o expediente bem antes da marcação do ponto ou a registrar a saída e continuar trabalhando. “Os bancários que se vejam nessa situação devem denunciar o problema ao sindicato local ou a Afubesp”, orienta. Marcos Benedito acrescenta que “em todos as negociações, o banco tem dito que o gestor que praticar essa irregularidade está sujeito a demissão por justa causa”.
fonte: Airton Goes – Afubesp, com informações do Seeb SP