Bancários votam aplicação de convenção da OIT
Entre as cláusulas que defendem o emprego no setor financeiro, aprovadas na Conferência Nacional e que integra a minuta a ser votada na assembléia a ser realizada em São Paulo na próxima terça-feira, dia 9, está o cumprimento por parte dos bancos da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que estabelece normas para o empregador terminar uma relação de trabalho com seu empregado, fixando regras de proteção contra a dispensa arbitrária.
O Brasil não é signatário da convenção mas nada impede que os bancos cumpram suas disposições. Esta medida se integra à luta permanente do Sindicato dos Bancários de são Paulo pela preservação e ampliação do emprego bancário (campanhas contra a terceirização, por contratações, pela extensão do horário de atendimento nas agências com a adoção de dois turnos de trabalho, etc.).
Entre os principais eixos da Campanha Salarial na área de saúde aprovados pela Conferência dos dias 30 e 31 estão os programas de Prevenção e de Reabilitação do trabalhador e a isonomia de direitos entre os bancários afastados por problemas de saúde e os trabalhadores em atividade. Também há cláusulas tratando do fim do assédio moral e sobre as metas de produção.
fonte: Seeb SP