Bancários vão discutir Ler/Dort no Fórum Social Mundial
A Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul promoverá duas oficinas na 5ª edição do Fórum Social Mundial (FSM), entre os dias 26 e 31 de janeiro, em Porto Alegre. Painelistas nacionais e estrangeiros vão discutir alternativas de reabilitação aos portadores de LER/DORT, pontos específicos da problemática e a trajetória da doença no ambiente de trabalho.
A programação vai combinar conferência, relatos de experiências e discussão sobre as doenças. Serão duas ações. No dia 27, no auditório da Ajuris (Rua Celeste Gobbato, 229) ocorre a oficina, cujo tema será Grupos de Portadores de LER/Dort: compartilhando vivências e alternativas de ações sociais. A médica do trabalho e especialista em LER/Dort do Ministério do Trabalho Maria da Graça Hoefel, abordará as ações do governo na área.
A programação terá início às 8h, com a abertura dos trabalhos, e prossegue até 12h30, com relatos de experiências de grupos portadores da doença, como o dos bancários, e mesa-redonda para discutir as políticas públicas de combate à LER.
Já no dia 28, acontece o Painel que terá como tema a Saúde do Trabalhador e Direitos Humanos: o direito à vida e à dignidade no trabalho. A atividade ocorrerá no auditório da Justiça Federal (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600, no bairro Praia de Belas).
O início também está previsto para às 8h e se estenderá até às 12h30. A socióloga francesa Annie Thébaud-Mony, da Universidade de Paris, será uma das painelistas e tratará das transformações do trabalho e as relações com a saúde. Também participa do painel Roque Puiatti, do Ministério do Trabalho e Emprego, a ex-secretária de Direitos Humanos da Prefeitura de Porto Alegre Helena Bonumá e o médico do trabalho Roberto Ruiz, representando a Regional Latino-Americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Rel-UITA) e a Federação dos Trabalhadores do Estado de Santa Catarina (Fetiesc).
Tanto a Oficina como o Painel são abertos ao público e não é necessário fazer inscrições. A expectativa dos organizadores é de um público estimado em 200 pessoas em cada um dos eventos. Informações podem ser obtidas na Federação pelo telefone (51) 3224-2000, pelo e-mail saúde@bancnet.com.br ou no endereço Rua Vicente de Paula Dutra, 215/201, Porto Alegre.
fonte: Assessoria de Imprensa da Feeb RS