Bancários tentam reverter demissões no Santander Banespa
Uma nova rodada de negociação será realizada nesta terça-feira, dia 13, às 17h, para tratar das demissões em massa no Grupo Santander Banespa. Os representantes dos bancários levarão à empresa uma relação das dispensas consideradas irregulares, que devem ser revertidas, e aguardam posição do banco sobre o processo de readequação dos funcionários.
O encontro foi marcado, após a reunião de sexta-feira, dia 9, realizada depois de mais de uma semana de atividades exigindo a abertura de negociações.
O vice-presidente executivo, José Paiva Ferreira, afirmou que não haverá novas demissões em massa – na quinta passada cerca de 600 bancários foram dispensados – e que, destas, o banco vai reavaliar as consideradas injustas e irregulares (de funcionários com bom desempenho ou com problemas de saúde).
No entanto, afirmou que não pretende prorrogar a estabilidade no emprego, uma das principais exigências dos trabalhadores e que, paralelamente às demissões, o banco vem contratando bancários.
“Se estão contratando por que demitir? Queremos que o banco faça um plano de realocação e readequação dos atuais funcionários, em vez de mandá-los embora”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino.
Antes da negociação, às 14h, haverá reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander Banespa. Na quarta-feira, dia 14, às 10h, ocorrerá plenária dos dirigentes sindicais no auditório do Sindicato para avaliação da reunião com Paiva e definição de encaminhamentos.
fonte: Seeb SP