Bancários retardam abertura de agências do Banespa em SP para denunciar demissões
Terminou há pouco a atividade que retardou a abertura de sete agências do Santander Banespa, na capital paulista. A manifestação desta segunda-feira, dia 3 de abril, foi realizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, pela Afubesp, Fetec/CUT-SP e CNB/CUT com objetivo de denunciar a clientes e usuários do banco a demissão de funcionários que se encontram próximos à estabilidade pré-aposentadoria e que tem jornada de seis horas. O ato foi realizado nas agências Primitiva Vianco (Osasco), Perdizes (Oeste), Nova Cantareira (Norte), Tatuapé (Leste), Avenidas (Paulista) e o edifício central do Banespa.
Ao demitir, o banco está descumprindo o acordo feito em mesa de negociação em dezembro passado, após a demissão em massa de 600 bancários às vésperas do Natal.
“É um absurdo demitir trabalhadores que estão próximos de se aposentar, que se dedicaram durante anos exclusivamente à empresa”, comentou Rita Berlofa, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que participou da manifestação. “O banco, que gasta uma fortuna em publicidade, para dizer que tem o melhor RH do Brasil, está mostrando sua verdadeira cara, que é de agir com falta de responsabilidade social”, denuncia a dirigente, que finaliza: “Não compactuamos com esta atitude do banco e exigimos negociação séria”.
fonte: Érika Soares – Afubesp