Bancários querem PLR do Santander Banespa adiantada
Em carta de 9 de fevereiro, assinada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Afubesp, CNB/CUT, Fetec-SP/CUT e sindicatos e federações cutistas e dirigida ao vice-presidente executivo do Santander Banespa, José Paiva Ferreira, os trabalhadores do banco reivindicam a antecipação da segunda parcela da PLR, cujo vencimento se dá em 3 de março.
A medida é vista pelas entidades como uma forma – justa e digna – de aliviar a sobrecarga sobre o orçamento dos funcionários nesta época do ano, em que crescem as despesas com tributos, matrícula e material escolar etc.
A carta-reivindicação lembra ao Santander Banespa que o Brasil garantiu o maior lucro na América Latina do Grupo Santander – que no mundo todo obteve resultado recorde de 6,22 bilhões de euros (US$ 7,46 bilhões), valor 72% superior ao de 2004 –, “fato que comprova a eficiência e a dedicação dos trabalhadores do grupo, os verdadeiros responsáveis pelos resultados”.
Também é citada a campanha milionária de publicidade atualmente veiculada pela mídia, que tem jogadores da seleção brasileira de futebol como garotos-propaganda, e cujos custos são calculados em torno de 100 milhões de dólares.
Por fim, os bancários propõem ao banco um tema para reflexão (“Considerando também o objetivo da empresa em ter o melhor RH do Brasil”), para em seguida expor claramente: “…acreditamos ser totalmente possível atender nossa reivindicação de antecipação e pagamento de dois salários de PLR para todos os trabalhadores do Grupo Santander Banespa”.
fonte: Fábio Michel – Seeb SP