Bancários protestam na inauguração da árvore de Natal do Santander Banespa
No domingo, dia 4, a direção do Santander Banespa preparou uma grande festa para a inauguração da árvore de Natal que, nos últimos anos, o banco tem patrocinado para o município de São Paulo. Só não esperava que os bancários também resolvessem participar do evento, para denunciar a ameaça de demissões a milhares de funcionários do grupo.
Com faixas, onde podia-se ler a frase “Árvore de Natal do Santander Banespa é para esconder milhares de demissões”, e cartões natalinos com mensagens em defesa do emprego e dos direitos – que foram distribuídos a milhares de populares presentes –, os manifestantes mostraram um outro lado que o grupo espanhol procura esconder da opinião pública: o mesmo banco que patrocina a maior árvore de Natal da capital paulista está querendo deixar milhares de pais e mães de família sem emprego justamente no mês em que se comemora o nascimento de Cristo.
O maior trunfo do ato dos bancários foi um grande balão, com a inscrição “Santander Banespa quer demitir milhares de bancários brasileiros às vésperas do Natal”. Colocado em ponto estratégico (bem em frente à árvore que estava sendo inaugurada), era impossível para o público e as autoridades presentes não verem a mensagem dos bancários.
Aliás, em quase todas as fotos e imagens da festa divulgadas pela mídia aparece o balão. Alguns jornais, incluindo a Folha de S.Paulo e Diário de S.Paulo, e a rádio Jovem Pan chegaram a divulgar a manifestação contra o Santander Banespa.
A atividade de protesto, considerada um sucesso pelos participantes, integra a Campanha Nacional Contra Demissões no Santander Banespa, que visa barrar o corte de pessoal e pressionar o banco a abrir negociações sobre a pauta de reivindicações específicas dos funcionários do grupo.
fonte: Airton Goes – Afubesp