Bancários param mais de 300 agências em todo o Brasil
Funcionários de mais de 300 agências bancárias de todo o país se mobilizaram ontem e pararam suas atividades para protestar contra a ganância dos banqueiros, em mais um Dia Nacional de Luta. A mobilização foi marcada na segunda-feira, depois que os banqueiros não aumentaram o índice de reajuste de 10% que propuseram e ainda alegaram não ter “condições” financeiras para repor a inflação do período, registrada em 18%.
Os protestos agitaram o Brasil inteiro e, segundo Vagner Freitas, presidente da CNB/CUT, mostraram quanto os bancários estão mobilizados e querem recompor o seu poder de compra. “Os banqueiros cobram seus funcionários diariamente, atrás de metas absurdas e abusivas. Mas na hora de pagar um salário justo têm a coragem de dizer que o índice pedido pelos bancários é muito alto”, lamentou Vagner.
Diariamente os jornais de economia ressaltam em suas páginas o “mar de rosas” pelo qual passa o sistema financeiro. Os bancos lucram hoje no Brasil quatro vezes mais que o setor produtivo e até os empresários reclamam da falta de crédito e dos altos juros, que impedem o país de crescer. “Tudo isto mostra a ganância dos banqueiros. Eles fazem questão de destacar, nas belas propagandas que fazem na TV, sobre a sua responsabilidade social. Mas que responsabilidade social é esta que mesmo com lucros altíssimos não têm coragem de recompor a inflação do período para os seus funcionários?”, questiona Vagner.
fonte: CNB/CUT