Bancários param. Fenaban recebe alerta e marca negociação
A mobilização dos bancários já surtiu efeito. Os trabalhadores atrasaram por uma hora a abertura de 28 agências do Centro Velho de São Paulo e a concentração do Santander , nesta segunda-feira, 17 de setembro. Mais de mil bancários de bancos públicos e privados envolvidos na atividade deram o sinal de alerta da categoria à Federação dos Bancos (Fenaban) para respeitasse o processo de negociação. Os banqueiros entenderam o recado e uma nova negociação foi marcada para esta terça-feira, 18 de setembro, às 14h, para dar continuidade as discussões sobre reivindicações econômicas. A última rodada foi interrompida pelo Comando Nacional dos Bancários, no dia 13 de setembro, por falta de contraproposta dos Bancos.
“Vamos para essa negociação esperando uma proposta da Fenaban. Hoje alertamos os banqueiros de que queremos resultados nos debates. Se não formos respeitados, a nossa mobilização será ainda mais intensificada. O que os bancos arrecadam com tarifas e lucros recordes são mais do que suficientes para atender às nossas reivindicações”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Próxima mobilização – A semana de mobilização não pára. Nesta terça-feira, 18, a partir das 12h, bancários e pequenos agricultores distribuirão tomates, batatas e bananas à população na Praça do Patriarca, região central de São Paulo. Os legumes e as frutas serão disponibilizados em um caminhão. Quatro tratores também serão utilizados no ato. O objetivo é debater com a sociedade a necessidade de redução dos juros, de simplificação da concessão do crédito e redução das tarifas cobradas pelos bancos, reivindicações que também fazem parte da Campanha Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.
Passeata – No dia 19 de setembro, os bancários realizam uma passeata pelas ruas do centro de São Paulo, a partir da 19h. Concentração será realizada na Rua Líbero Badaró, ao lado da sede do Sindicato (Rua São Bento, 413).
fonte: Seeb SP