Bancários gaúchos buscam apoio de deputados nesta quarta
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e a Federação dos Bancários do RS vão buscar nesta quarta-feira, dia 5, o apoio dos deputados estaduais gaúchos para pressionar o Santander Banespa a suspender a integração tecnológica marcada para o feriadão da Páscoa. Os dirigentes sindicais serão recebidos em audiência, às 16h, pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Luiz Fernando Záchia (PMDB). O encontro foi solicitado nesta terça-feira pelo Sindicato, com a intercessão do deputado Adão Villaverde (PT).
Veja a íntegra da notícia publicada no site do parlamento gaúcho:
Villaverde recebe bancários obrigados
a trabalhar no feriado de Páscoa
O deputado Adão Villaverde (PT) recebe diretores do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e da Federação dos Bancários do RS, nesta quarta-feira (05), às 15h30, em seu gabinete, para tratar da imposição feita aos funcionários do banco Santander Banespa para trabalhar durante o feriado de Páscoa. Às 16h, os bancários serão recebidos pelo presidente da Assembléia, deputado Fernando Záchia (PMDB).
De acordo com os bancários, não houve negociação nem consulta aos funcionários. “Foi uma decisão unilateral da direção do banco determinando que os funcionários do Santander trabalhem no feriado”, dizem os sindicalistas que pedem o apoio parlamentar para reverter a decisão da instituição financeira que pretende fazer, no feriado da Páscoa, a adaptação do sistema de integração dos bancos Santander e Banespa.
Os bancários inclusive já tiveram audiência com o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, que garantiu que iria contatar a direção do Santander Banespa para que seja transferida a integração tecnológica marcada, forçando os funcionários a trabalhar no feriadão da Páscoa. “É uma causa justa e merece todo o meu apoio, porque a Páscoa é um dia sagrado, não é um feriado qualquer, e todos devem estar unidos em família”, afirmou o religioso.
O presidente do sindicato, Juberlei Bacelo, e os diretores do sindicato e da federação, Ademir Wiederkehr e Amaro Souza, entregaram um documento ao arcebispo, pedindo o seu apoio para sensibilizar o banco a abrir negociações com as entidades sindicais e de representação, buscando definir uma nova data e assegurar o pagamento de horas extras para todos os funcionários.
“Os bancários nos procuraram, preocupados com a convocação, pois muitos deles viajam na Páscoa para ficar com suas famílias no interior gaúcho e outros estados. Queremos que a religiosidade das pessoas seja respeitada e que a direção do banco tenha a sensibilidade de encontrar outra data e dialogar com o movimento sindical”, ressaltou Juberlei.
“O apoio de Dom Dadeus fortalece a nossa luta contra o trabalho na Páscoa. Não é possível que o banco continue insensível diante do clamor dos funcionários. Muitos colegas nem puderam gozar férias no verão e aguardam o feriadão da Páscoa para ficar mais tempo com os seus familiares”, destacou Ademir.
No próximo dia 10, às 14h, Juberlei deve ocupar a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para obter o apoio do legislativo municipal. “Vamos ampliar o movimento e buscar todas as instâncias possíveis para reverter a decisão unilateral do Santander”, assinalou o presidente do Sindicato.
fonte: AFUBESP