Bancários entram na Justiça contra lei que retira portas de segurança em São Paulo
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região entrou com uma ação judicial no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na sexta-feira, 21 de dezembro, pedindo a inconstitucionalidade da Lei Municipal 14.642/07, que determina a retirada das portas de segurança das agências bancárias da capital paulista. A ação destaca que já existe a Lei Federal 7.012/83 que regra a segurança bancária no país e que uma lei municipal não pode se sobrepor a uma federal.
“Desde a década de 90 lutamos para que as portas fossem instaladas. Essa conquista histórica não deve ser retirada. Não podemos voltar atrás em um item fundamental para segurança de bancários e clientes”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato.
Na sexta-feira, dia 21, os bancários se reuniram com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que demonstrou apoio às ações dos bancários para manter as portas de seguranças nas agências. Também participou do encontro, o vereador, Francisco Chagas (PT), que protocolou no dia 18 de dezembro, um novo projeto de lei que determina a instalação das portas de segurança. O objetivo é aprová-lo o mais rápido possível, antes do prazo de 120 dias que os bancos terão para retirar o equipamento.
fonte: Elisângela Cordeiro – Seeb SP