Bancários e vigilantes do Sul protestam nesta quarta contra a insegurança
Os bancários e os vigilantes estarão nesta quarta-feira, dia 8, das 11h às 13h, na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre, realizando um protesto contra a insegurança nas agências e postos de atendimento. A manifestação pretende chamar a atenção dos banqueiros, do Governo do Estado e da sociedade gaúcha para a onda de violência que assusta trabalhadores, clientes e comunidade em geral. A atividade está sendo organizada pelo Sindicato dos Vigilantes de Porto Alegre.
O SindBancários e a Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul vão entregar à população uma carta aberta, onde denunciam os ataques a bancos ocorridos nos últimos meses e apontam propostas para a melhoria das condições segurança nas instituições. Desde maio, quando começou a estatística dos bancários, já foram anotados 126 casos, entre assaltos, tentativas, seqüestros, furtos e arrombamentos.
Para mudar esse quadro, os banqueiros têm que investir mais em equipamentos de segurança, como a instalação da porta giratória na entrada das agências, além de câmeras de vídeo e grades nos vidros para inibir o ataque das quadrilhas, cada vez mais ousadas e aparelhadas.
Além disso, o Governo do Estado tem que investir em políticas públicas e colocar mais viaturas e policiais nas ruas. É inadmissível que 43% dos veículos da Brigada Militar em Porto Alegre estejam em conserto, conforme revelou o jornal Zero Hora na semana passada. No interior gaúcho, o quadro não é diferente. Há municípios que estão abandonados à própria sorte.
Durante a manifestação, os trabalhadores vão lembrar o assassinato do vigilante Jeferson Pulgatti dos Santos, de 27 anos, baleado no assalto à agência Bom Conselho, do Banrisul, ocorrido na última segunda-feira, dia 30 de outubro, na capital. Ele morreu no mesmo dia, horas depois no Hospital de Pronto Socorro.
A vida precisa ser colocada acima do lucro!
fonte: SindBancários