Bancários do Santander devem dar queixa sobre vale-transporte
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região vêm recebendo diversas reclamações dos bancários sobre alterações no sistema de pagamento dos vales-transporte impostas pelo Santander. Em vista disso, orienta os trabalhadores a entrarem em contato com a célula de atendimento do banco por meio dos telefones 5635-8264 ou 5635-7616 ou pela caixa jurídica rh-valetransporte@santander.com.br para expor os problemas gerados pelas novas condições.
Muitos dos casos relatados referem-se ao itinerário imposto pelo banco. Ele não prevê, por exemplo, a utilização de metrô, forçando o trabalhador a perder mais tempo para se deslocar pela cidade usando apenas ônibus. O sistema calcula também apenas o período em que o trabalhador gasta dentro dos ônibus, desconsiderando os minutos de espera nos pontos. Com isso, apesar de o sistema definir o tempo de deslocamento como inferior a duas horas (período de validade da mesma tarifa na cidade de São Paulo), na prática, o deslocamento ultrapassa este limite obrigado o trabalhador a pagar pela segunda viagem.
A adequação, feita por uma empresa terceirizada para adequar os pagamentos de transporte ao bilhete único, deixa ainda os bancários sem opção, pois se não aceitarem, são obrigados a abrir mão do vale-transporte.
“Na carta enviada aos bancários informando a mudança, o banco diz que o objetivo é melhorar a qualidade e a comodidade do transporte, mas o que estamos ouvindo é que isso vai é piorar a vida do trabalhador. Por isso, os prejudicados devem registrar os problemas enfrentados”, diz Alberto G. Maranho, diretor da Fetec-SP e funcionários do Santander.
fonte: André Rossi – Seeb SP