Bancários discutem igualdade de oportunidades com Fenaban
O Sindicato dos Bancários de São Paulo e a Contraf-CUT se reuniram com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) na terça-feira, dia 25, para retomar as discussões da mesa de Igualdade de Oportunidades nas instituições financeiras.
Foi a primeira mesa de negociação iniciada na Campanha Nacional dos Bancários 2006. Na reunião o representante dos bancos e coordenador de negociações da Fenaban, Magnus Apostólico, afirmou que a entidade está disposta a iniciar um debate que venha a construir propostas para minimizar as desigualdades nas instituições financeiras.
A diretora do Sindicato Neiva Maria dos Santos, que participou da reunião, espera que o discurso de Apostólico seja verificado na prática, quando as várias propostas começarem a ser apresentadas a partir da próxima negociação que acontecerá no dia 15 de agosto.
“Esta mesa foi criada em 2003, mas desde então o quadro de desigualdade praticamente não mudou dentro dos bancos. As mulheres, por exemplo, ainda são minoria nos cargos de chefia”, afirmou a dirigente sindical.
Neiva lembra a importância da reunião devido à proximidade da Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que acontece a partir desta quinta, dia 27, em São Paulo. “A Convenção Coletiva Nacional deve conter também novas cláusulas tratando desta questão”, conclui.
fonte: Seeb SP