Bancários de São Paulo lançam campanha por emprego
Bancos no big lucro… Coloque os banqueiros no paredão… Chega de sufoco, fim das metas e demissões, contratações já! Esse é o mote da campanha criada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região para denunciar que, mesmo apesar dos altíssimos lucros novamente alcançados em 2004, os trabalhadores do setor financeiro sofrem com a sobrecarga de trabalho.
Desde 1993 a categoria bancária foi reduzida de 655 mil para 400 mil, enquanto o número de contas correntes subiu de 44 milhões para mais de 72 milhões (balanço social da Febraban), assim como a quantidade de trabalho, incrementada pela venda de produtos.
A atividade de lançamento da campanha acontece nesta terça (15), a partir das 13h30, na Praça do Patriarca. Numa paródia do programa da TV Globo, Big Brother Brasil, os bancários iniciam amanhã a indicação de banqueiros para o paredão. Até o dia 28, urnas percorrerão as principais agências de São Paulo e Osasco colhendo as sugestões dos bancários que também podem votar pelo telefone (11) 3188-5200 ou no site www.spbancarios.com.br . O banco mais votado vai para o paredão no dia 29.
“É uma maneira bem-humorada que os bancários encontraram para manifestar sua indignação diante dos resultados apresentados pelos bancos, já que para os trabalhadores só sobra a pressão pelo cumprimento de metas”, conta o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino. “Esses lucros não se revertem em mais emprego, melhores condições de trabalho e serviços para a sociedade. Isso tem que mudar”, completa o dirigente.
fonte: Claudia Motta – Seeb SP