Bancários de São Paulo definem pauta e fazem atividade nesta quinta
Reunidos em assembléia na noite de terça-feira, dia 9, os bancários de São Paulo, Osasco e região decidiram ratificar a minuta de reivindicações aprovada pelos 557 delegados eleitos de todo o país, que participaram da 7ª Conferência Nacional no mês passado.
A minuta, que será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na quinta-feira, dia 11, prevê reajuste salarial de 11,77% e participação nos lucros e resultados (PLR) de um salário, mais R$ 788, acrescidos de 5% do lucro líquido do banco distribuído de forma linear entre todos os funcionários.
O índice de 11,77% é composto pela reposição de 5,69% (inflação projetada pelo ICV Dieese para o período de 1º de setembro 2004 a 31 de agosto 2005), e aumento real de 5,75%.
“Os bancários têm direito a uma parte do lucro fantástico que os bancos vêm alcançando, por isso, este ano, estamos apresentando uma nova proposta de PLR, para tornar essa distribuição mais justa”, afirma o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.
Até o ano passado, a PLR paga aos bancários era composta de 80% do salário mais a parte fixa. Pela regra da convenção coletiva de trabalho, os bancos devem gastar com PLR entre 5% e 15% do seu lucro. No entanto, nos últimos anos, as instituições financeiras gastaram menos de 7% em média. Esse número já foi de 12%. “O lucro dos bancos aumentou e o número de funcionários caiu: o modelo de pagamento de PLR tem que mudar para que parte desses resultados realmente vá para o bolso o bancário”, ressalta Marcolino.
Vale lembrar que os dois maiores bancos do país, Itaú e Bradesco, viram seu lucro crescer no segundo trimestre deste ano 40% e 120%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2004.
Além das econômicas, a minuta de reivindicações conta com cláusulas relativas às condições de trabalho, proteção ao emprego, saúde, segurança e igualdade de oportunidades.
A data-base da categoria, que é composta por cerca de 400 mil bancários em todo o país, é 1º de setembro. Em São Paulo, Osasco e região há cerca de 106 mil trabalhadores em bancos. No ano passado, os bancários receberam reajuste salarial que variou entre 8,5% e 12,77% (no piso salarial), contra uma inflação de 6,4%.
Atividade – Nesta quinta, dia 11, quando o Comando Nacional dos Bancários entrega a minuta à Fenaban, o Sindicato realizará atividade pelas ruas do Centro. Com o mote “Vamos conquistar essa primavera”, os bancários tomarão as ruas com flores, bexigas coloridas e muita animação. Lembrando a todos que “Banqueiro não é flor que se cheire”, os trabalhadores saem da sede do Sindicato (Rua São Bento, 413) às 13h, percorrem as principais agências da região (nas ruas Direita, XV de Novembro, Boa Vista e Praça do Patriarca) e encerram com ato em frente à sede da Fenaban (Rua Líbero Badaró, 425), às 15h.
fonte: Claudia Motta – Seeb SP