Bancários de Porto Alegre vão ao bispo se queixar do Santander
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, concederá nesta sexta-feira, dia 31, uma audiência para a diretoria do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. A categoria vai pedir o apoio do bispo para impedir que a integração tecnológica marcada pelo Santander Banespa ocorra durante os feriados da Semana Santa. A reunião ocorrerá na Cúria Metropolitana, no centro da capital.
Trata-se de mais um abuso do grupo espanhol, após ter “convidado” os funcionários para trabalhar em simulações da integração tecnológica em dois domingos (19 de fevereiro e 26 de março), sem negociação com as entidades sindicais e sem pagamento de horas extras para todos os empregados.
“Utilizar o feriadão da Páscoa, além de ser mais um descumprimento da legislação trabalhista, é um enorme desrespeito à religiosidade da categoria”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Ademir Wiederkehr. A Páscoa é a data mais importante do calendário dos cristãos.
A audiência com Dom Dadeus é mais uma iniciativa do Sindicato para evitar que a integração tecnológica ocorra no feriadão da Páscoa.
Na última sexta-feira, dia 24, durante mediação na DRT/RS, o os representantes do Santander Banespa, o advogado Carlos Papaléo e o analista de RH Marcos Schmitz, contrariados com os questionamentos sobre o trabalho irregular marcado para o último domingo, se levantaram e abandonaram a reunião, desrespeitando as entidades sindicais, a DRT/RS e a categoria.
No último domingo, dia 26, os bancários paralisaram a agência Bom Fim, do Santander, em protesto contra o trabalho ilegal e sem a garantia de pagamento de horas extras aos gerentes. Outras agências, como a Matriz e Centenária, trabalharam das 9h às 17h, e foram autuadas pela DRT.
Os bancários não aceitam ser “crucificados” pelo Santander Banespa!
fonte: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região