Audiência pública na Alesp discutirá lixo radioativo estocado próximo do Casa 3
O diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Região José Boldo e o secretário-geral da Afubesp, Marcos Benedito da Silva, se reuniram na sexta-feira, 22, com a assessoria dos deputados estaduais Ítalo Cardoso e Sebastião de Almeida, presidentes, respectivamente, da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp), para falar sobre o problema do lixo radioativo armazenado em terreno ao lado do Casa 3 (Centro Administrativo Santander Banespa).
De acordo com o diretor do Sindicato José Boldo, uma audiência pública está marcada para o dia 22 de agosto, segunda-feira, às 15h, na própria Alesp.
“Até lá vamos fazer um trabalho de conscientização, envolvendo entidades sociais e empresas da região na luta contra o lixo radioativo”, diz Boldo.
Marcos Benedito, secretário-geral da Afubesp, ressalta que os materias estão acondicionados em contêineres navais e bombonas metálicas que se encontram em mau estado de conservação, aumentando os riscos para as pessoas que trabalham ou moram próximas ao depósito. “Queremos a remoção do material para depósito adequado e descontaminação do local”, defende o dirigente.
O caso já havia sido denunciado pela Folha Bancária, no dia 30 de junho, e foi capa da edição 710 do Jornal da Afubesp (dia 4 de julho), com o título “O perigo mora ao lado”. O Jornal da Tarde também fez uma série de reportagens sobre o tema.
Os representantes dos bancários também já elaboraram a campanha “Lixo radioativo: quando o perigo mora ao lado”. Outras entidades serão convidadas a engrossar o movimento. Os dirigentes da categoria vão participar de uma coleta de assinaturas num abaixo-assinado, pedindo o fim do armazenamento radioativo no terreno.
fonte: Ricardo Negrão – Seeb SP e Airton Goes – Afubesp