ASSEMBLÉIAS DE SOROCABA E DE LIMEIRA RECHAÇAM PROPOSTA DO CONSELHO
Por 162 votos a 84, os banespianos de Sorocaba e região reafirmaram a rejeição à última proposta apresentada pelo Conselho Diretor. Foi a segunda assembléia convocada pelo Sindicato dos Bancários da região para debater a proposta que, mais uma vez, foi rechaçada pelos banespianos daquela base sindical.
Muitos banespianos viajaram mais de 200 km para participar da concorrida assembléia realizada ontem à noite em Sorocaba (SP), cuja lista de presença foi subscrita por 250 funcionários.
Pela Executiva Nacional (CNB-CUT, Fetec-SP, Afubesp, Seeb-SP, sindicatos e federações cutistas), participaram os diretores da Afubesp, José Aparecido (Chocolate), Antônio Carlos Conquista, Osvaldo Rafael e Vanderson de Oliveira, o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Paulo Salvador, e o diretor representante dos funcionários, Oliver Simioni, que defenderam a rejeição. A diretoria do Sindicato de Sorocaba se declarou neutra no debate e a defesa da aceitação da proposta foi feita pelos dirigentes da Federação de SP/MS, Erledes e Ernesto e o advogado do Banespa na região.
Segundo Chocolate, os banespianos da região votaram democrática e conscientemente contra o protocolo de demissões embutido na proposta do banco e pela reabertura de negociações, conforme a orientação e reinvidicações definida no Encontro Nacional do dia 30 de janeiro. “O banespiano não pode ser avalista de seu próprio desemprego. Não vamos ser coniventes com qualquer iniciativa que vise privatizar o banco já”, afirma.
Chocolate lembra que a mesma equipe do Banco Central está há quatro anos administrando o Banespa e só agora insiste em excluir e rebaixar essas cláusulas. “É claro que todo banespiano sabe que por trás disso está o projeto de privatização do banco e fica muito atento a cada passo. Até porque nós estamos em direção oposta e não queremos facilitar o jogo dos privatistas”.
107 x 12 em Limeira
Com a presença de 121 banespianos, foi realizada há pouco a primeira assembléia convocada pelo Sindicato dos Bancários de Limeira, que também rechaçou a proposta do Conselho Diretor.
O diretor da Afubesp Antônio Carlos Conquista e os diretores do Seeb-SP, Ana Érnica e Paulo Salvador, defenderam a orientação do Encontro Nacional de rejeitar a última proposta do banco e buscar a reabertura de negociações. Não houve defesa da proposta patronal e o resultado foi acachapante: 107 votos contrários à proposta do banco, 12 favoráveis e 2 nulos.
“Acho que o Conselho Diretor já tem uma boa mostra de que os banespianos não estão dispostos a abrir mão de suas conquistas. Seria saudável e mais democrático que reassumissem o diálogo com os representantes do funcionalismo”, pondera Conquista.
fonte: AFUBESP