Assembléias aprovam greve por tempo indeterminado em diversas partes do país
Os bancários de diversas partes do país aprovaram ontem (5), em assembléias, a realização de greve a partir desta quinta-feira, dia 6. Levantamento feito pela CNB/CUT aponta que a greve da categoria ocorre em 20 Estados.
Em São Paulo, a greve de hoje atinge principalmente as concentrações dos bancos (maiores locais de trabalho onde funcionam os setores administrativos).decidiram realizar amanhã (6) uma passeata. A concentração é a partir das 17h, na Praça do Patriarca, de onde os trabalhadores partem em caminhada pelas ruas do Centro Velho de São Paulo. Após a passeata, os bancários fazem uma nova assembléia para avaliar o movimento e referendar a continuidade da greve.
Banqueiros foram avisados
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino, ao contrário do que afirma a direção da Fenaban, os banqueiros foram avisados pelos bancários da recusa da proposta no dia 22 de setembro por ofício que solicitou, ainda, a retomada das negociações. Entretanto, após quase duas semanas, nenhuma nova rodada de negociação foi marcada.
“Essa total ausência de proposta e de disposição para negociar levou os bancários à greve. Não restou outra saída que não a pressão da mobilização dos trabalhadores nos locais de trabalho. Os bancários só voltam a trabalhar quando tiverem uma proposta que contemple o aumento real e uma participação nos lucros de resultados (PLR) maior”, ressalta o dirigente.
fonte: Érika Soares – Afubesp