Assédio Moral contra bancários passa por Raio-X
Começou a ser aplicada nas agências de São Paulo, Osasco e região a pesquisa “Assédio Moral na categoria Bancária”. Três mil bancários devem ser ouvidos no levantamento que irá apontar a freqüência, a gravidade de ocorrências dessa prática entre os bancários, bem como suas conseqüências sobre a saúde.
Sob o slogan “Assédio moral é ilegal e imoral você não pode ser cúmplice – denuncie”, bancários de outros Estados brasileiros também estão participando da pesquisa, por meio dos sindicatos ligados à CNB/CUT. O objetivo é contribuir para a prevenção, controle e redução dos casos desse tipo violência no mundo do trabalho. O resultado servirá de base para a inclusão de uma possível cláusula de combate ao assédio moral na Convenção Coletiva e para a aprovação de lei federal que proíba e criminalize essa prática.
“Pretendemos ouvir trabalhadores de todos os bancos. Buscamos fazer um recorte sobre o assédio moral em todas as funções dentro da categoria, já que a prática, motivada pela ganância do lucro, é difusa em toda a estrutura de funcionários nos bancos”, disse Walcir Previtale Bruno, diretor de saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Para participar do levantamento você poderá responder à pesquisa diretamente em sua agência ou pelo site www.spbancarios.com.br. Imprima, responda e entregue o questionário ao representante do sindicato em seu local de trabalho ou em uma de nossas regionais. A identidade dos participantes será mantida em sigilo. O resultado da pesquisa será disponibilizado pelas entidades envolvidas no trabalho.
fonte: Seeb SP