ASSALTO CINEMATOGRÁFICO EVIDENCIA PROBLEMAS DO BANCO
A imagem do Banespa sai arranhada após o grandioso assalto ocorrido na madrugada de segunda-feira. Destaque em todos os jornais pela ousadia da ação e volume de dinheiro roubado (especula-se algo em torno de R$ 30 milhões), a notícia expõe a fragilidade da proteção ao banco, justo na sua sede principal.
Segundo Janides Jockner (Jane), diretora que representa a Afubesp na comissão de segurança, o assunto vinha sendo tratado com negligência pelo Conselho Diretor destituído. “Há quase um ano a comissão não se reúne, o que possibilitou o agravamento da situação. Estamos desarmados para enfrentar novas táticas adotadas pelos assaltantes, como seqüestro de funcionários”, comenta.
Jane lembra ainda que a última proposta apresentada pelos interventores para o Acordo Coletivo 98/99 previa a extinção da comissão da segurança. Na sua opinião, uma prova contundente de descaso, que põe em risco a vida de clientes, usuários do banco e funcionários, além de prejuízos financeiros.
A diretora propõe a imediata retomada das reuniões mensais da comissão de segurança, como ocorria antes de os interventores demitidos cancelarem unilateralmente esse fórum de debates.
Mais assaltos. Ontem, o posto do Fórum em Cotia foi assaltado. E hoje de manhã, segundo nota divulgada pela Agência Estado, dois assaltantes foram presos em tentativa de assalto à agência Santo Amaro. Nesse caso, o gerente foi seqüestrado em sua residência, porém, a família avisou a polícia que conseguiu prender os bandidos. A AE informa que não houve vítimas.
fonte: AFUBESP