Arcebispo de Porto Alegre apóia luta contra trabalho na Páscoa no Santander
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, garantiu na sexta-feira, dia 31, durante audiência com diretores do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e da Federação dos Bancários do RS, que vai contatar a direção do Santander Banespa para que seja transferida a integração tecnológica marcada para o feriadão da Páscoa. “É uma causa justa e merece todo o meu apoio, porque a Páscoa é um dia sagrado, não é um feriado qualquer, e todos devem estar unidos em família”, enfatizou o religioso.
O presidente do Sindicato, Juberlei Bacelo, e os diretores do Sindicato e da Federação, Ademir Wiederkehr e Amaro Souza, entregaram um documento ao arcebispo, pedindo o seu apoio para sensibilizar o banco a abrir negociações com as entidades sindicais e de representação, buscando definir uma nova data e assegurar o pagamento de horas extras para todos os funcionários.
“Os bancários nos procuraram, preocupados com a convocação, pois muitos deles viajam na Páscoa para ficar com suas famílias no interior gaúcho e outros estados. Queremos que a religiosidade das pessoas seja respeitada e que a direção do banco tenha a sensibilidade de encontrar outra data e dialogar com o movimento sindical”, ressaltou Juberlei.
“O apoio de Dom Dadeus fortalece a nossa luta contra o trabalho na Páscoa. Não é possível que o banco continue insensível diante do clamor dos funcionários. Muitos colegas nem puderam gozar férias no verão e aguardam o feriadão da Páscoa para ficar mais tempo com os seus familiares”, destacou Ademir.
No próximo dia 10 de abril, às 14h, Juberlei vai ocupar a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para obter o apoio do legislativo municipal. “Vamos ampliar o movimento e buscar todas as instâncias possíveis para reverter a decisão unilateral do Santander”, conclui Juberlei.
fonte: Seeb PoA