Aposentados preparam mobilizações para dia 24
Na próxima terça-feira, 24, é o Dia Nacional dos Aposentados. Para comemorar a data, o segmento realizará uma passeata que irá do Ministério da Previdência, na Santa Efigênia, até a quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
“Será nossa quinta Marcha, um momento de mostrar às novas gerações muita determinação de luta”, comenta o coordenador-geral do Sintap (Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da CUT), Wilson Roberto Ribeiro. “A Previdência é superavitária, tem a segunda maior receita do país, então, nada mais justo do que assegurar o poder de compra das aposentadorias, considerando o número de salários mínimos que representavam na data da sua concessão, evitando que elas sejam arrochadas ano após ano”, explica Ribeiro, que reivindica: “Não queremos benefícios, queremos justiça”.
A atividade foi definida pelo Sintap em conjunto com as lideranças das coordenações e associações do segmento durante reunião realizada no dia 11 de janeiro, em São Paulo, no auditório da CUT.
Propostas – De acordo com o coordenador de Comunicação do Sintap, Epitácio Luiz Epaminondas, mais conhecido como Luizão, serão reivindicadas maior fiscalização para assegurar o pleno cumprimento do Estatuto do Idoso, a redução dos juros bancários, o estabelecimento de uma cesta de medicamentos e alimentos subsidiados, além de levantar bem alto a bandeira da recuperação do poder de compra das aposentadorias, a entidade reivindicará, entre outros pontos.
“Acima de tudo queremos ser ouvidos na elaboração de políticas públicas que atendam o nosso segmento, historicamente marginalizado no país”, acrescentou Luizão.
fonte: Érika Soares – Afubesp com informações da CUT