APOSENTADOS PELO SB-40 APROVAM ENCAMINHAMENTOS PARA TENTAR SOLUCIONAR PROBLEMAS
Em reunião realizada nesta terça-feira, 13, os aposentados pelo SB-40 (insalubridade) que tiveram suas aposentadorias cortadas pelo INSS ou que possuem ações na Justiça pleiteando o benefício aprovaram, por unanimidade, os encaminhamentos sugeridos por Cido Sério, Mário Sérgio Castanheira (presidente e diretor da Afubesp) e Sérgio Godinho (diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo) para tentar solucionar os problemas que o segmento vem enfrentando.
De acordo com a deliberação, a Afubesp irá contratar, o mais rápido possível, um especialista para analisar o processo de cada um dos colegas, dando prioridade aos que estão sem salário. Os dirigentes da entidade deverão também consultar a superintendência do INSS em São Paulo sobre a possibilidade de o órgão não recorrer dos casos em que já houver decisão judicial de primeira instância reconhecendo o direito do banespiano.
“Após analisar caso a caso – verificando o processo, os documentos e os argumentos –, o especialista dará um parecer que será encaminhado ao INSS, sugerindo o pagamento do benefício para aqueles que tiverem se aposentado de forma correta”, explicou Castanheira. Os participantes entenderam que essa seria a solução mais rápida para o problema, pois o caminho judicial pode demorar muitos anos.
Empenho da Afubesp e do Seeb SP – Durante os debates, realizados no Sindicato dos Bancários de São Paulo, os dirigentes informaram aos aposentados o que tem sido feito para equacionar o problema. “Nós, em conjunto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, temos nos empenhados para resolver o problema dos colegas que se aposentaram de forma correta”, destaca Cido Sério. “Já nos reunimos com o superintende do INSS em São Paulo, Carlos Eduardo Gabas, e com o assessor do Ministério da Previdência Paulo Bezerra. Depois dessas conversas, esse foi o melhor caminho que encontramos.”
O dirigente deixou claro que o corte do benefício dos aposentados pelo SB-40 não é um problema específico dos banespianos. “Muitos outros trabalhadores da Petrobrás, da Rede Ferroviária Federal e de outras empresas estão na mesma situação”. O agravante para os funcionários do Banespa, segundo Cido Sério, é a questão das aposentadorias concedidas pelo INSS da Vila Mariana. “Ao que tudo indica existem casos de irregularidades localizados naquele posto e isso acaba respingando mesmo naqueles que cumpriram corretamente todas as regras impostas pela lei.”
Jornal e site da Afubesp convocarão aposentados – Castanheira disse compreender a ansiedade dos aposentados para resolver o problema, mas pediu que aguardassem informações da Afubesp nos próximos dias. “Fiquem atentos aos nossos jornais e site, pois estaremos divulgando a data em que a pessoa contratada começara a atender e quais os documentos que deverão ser apresentados.“
Comissão será elo de contato – A reunião também aprovou, por unanimidade, a formalização de um grupo de aposentados pela SB-40 para ser o elo de ligação com os demais colegas. A comissão é composta por José Adriano Réa, Ivo Silva Molina, Moacir Antonio Ranolphi, Mário Sano e Soveraldo José da Silva.
fonte: AFUBESP