APOSENTADOS E ATIVA PRÉ-75 PARTICIPAM DE ENCONTRO NO DIA 6.
A diretoria da Afubesp conclama todos os banespianos da ativa e aposentados que ingressaram no banco até 22 de maio de 1975 para comparecerem ao encontro nacional deste sábado. Em pauta, como garantir a complementação de aposentadoria e pensão, tão ameaçada no último período.
Vera Moura, diretora de aposentados da Afubesp, afirma que é fundamental a presença de um número expressivo de banespianos neste III Encontro para discutir a manutenção dos direitos dos aposentados e a continuidade da luta contra a privatização do Banespa. “O exemplo de privatizações anteriores demonstra que a melhor maneira de assegurarmos nossos direitos é fortalecer o movimento contra a venda do banco” , diz.
Vitória avassaladora contra planos privatistas
Dos 15.800 banespianos aposentados e da ativa pré-75, apenas 845 aderiram à proposta do banco. No pós-75, o número foi ainda menor: só 557 funcionários, de um total de 21.650, aderiram ao Banesprev III. Uma vitória avassaladora contra os planos privatistas que pode barrar a venda do banco. E quem diz isso, não são apenas as entidades representativas dos funcionários. A imprensa também já registrou essa possibilidade.
Privatização emperrada. A jornalista Silvana Quaglio, em sua coluna Diário, do recém-nascido jornal Valor, publicou nota hoje sobre o assunto. Sob o título Privatização Emperrada, afirma ter fracassado a tentativa da atual diretoria do Banespa de resolver o passivo trabalhista de funcionários, que, segundo a nota, seria de R$ 3,6 bilhões. Ao final, a conclusão: “Não há comprador que queira encarar um pepino desses.”
Segundo Vera Moura, o mérito é de todos aqueles que compreenderam o jogo da diretoria do Banespa e, “apesar das pressões”, optaram pela não-adesão. “Os banespianos estão dispostos a defender seus direitos, sim, mas esse não à proposta do banco, mostra que defendem, sobretudo, sua dignidade.”
A diretora alerta, porém, que os funcionários não devem baixar a guarda. “Precisamos estar mobilizados e alertas para não cairmos em armadilhas. Por isso, eu reforço a importância do comparecimento do pessoal pré-75 no sábado, para que a gente fortaleça ainda mais nossa luta em defesa do Banespa e dos nossos direitos.”
fonte: AFUBESP