Aposentados com mais de 70 anos poderão receber correção do benefício de uma vez
Os aposentados com mais de 70 anos – com benefícios concedidos entre março de 1994 e fevereiro de 1997 – deverão ter correção integral e imediata da aposentadoria.
Segundo o ministro da Previdência, Amir Lando, esses segurados receberão os atrasados da correção pela URV (Unidade Real de Valor) de uma só vez, por conta de sua idade avançada. O valor retroativo, que não foi pago nos últimos cinco anos, chega a 39,67%.
Dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) apontam que cerca de 90 mil pessoas, com mais de 60 anos, pediram o benefício naquela época. Como, hoje, esses segurados têm 70 anos ou mais, o número pode ser considerado como base para a Previdência calcular quanto terá de gastar se realmente priorizar esses beneficiários.
O ministro informou que o INSS deverá pagar cerca de R$ 12 bilhões, só em retroativos, e que as correções dos benefícios mensais serão de R$ 2,9 bilhões anuais. Para os outros segurados, a idéia é parcelar – ainda não foi definido em quanto tempo (se em dois ou cinco anos).
No dia 27, depois de tomar posse no Ministério da Previdência, Amir Lando disse que, apesar da falta de dinheiro, espera que o acordo para o pagamento desses atrasados saia rapidamente. Ele reafirmou que os mais idosos serão os primeiros a receber os valores integralmente.
fonte: Agora