Aposentado barrado por distribuir carta aberta aos deputados gaúchos
O aposentado do Santander Meridional, Ernani Mundstock, foi barrado por um segurança na tarde de sexta-feira, dia 2, no 10º andar da Assembléia Legislativa do RS, quando passava de gabinete em gabinete entregando aos deputados a carta aberta “Jogo sujo no Santander Banespa”. Ele foi orientado a comparecer na chefia da segurança, que confirmou a proibição de entregar o material, alegando ordens da presidência da Casa.
O documento, assinado pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e Federação dos Bancários do RS (FEEB-RS), fora distribuído pouco antes durante ato público estadual, realizado em frente às agências Matriz, do Santander, e Porto Alegre Centro, do Banespa, com a participação de mais de 100 bancários e aposentados.
A arbitrariedade foi imediatamente denunciada pelo militante para a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), que ficou surpresa com o fato e prometeu investigar o caso. Mundstock também levou a denúncia para vários deputados.
O diretor do SindBancários, Ademir Wiederkehr, ligou para a CCDH e conversou com o assessor Cláudio Somacal, que já encaminhou o caso para o presidente da Comissão, deputado Dionilso Marcon (PT). “Estamos aguardando uma resposta, pois é inadmissível que as entidades sindicais não possam levar aos parlamentares uma carta aberta que revela as jogadas desleais do Santander Banespa”, afirmou o dirigente sindical. “Essa proibição é um ataque à democracia, fere a liberdade sindical e agride o diálogo entre sociedade e parlamento”, denuncia Ademir, que também é diretor regional da Afubesp.
fonte: SindBancários