Ao invés de contratar funcionários, Santander Banespa abre mil vagas de estágio
O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, informou na edição de ontem, dia 27, que o Santander Banespa abrirá mais mil vagas de estágio em 2007 para estudantes do 2º ao último ano de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Engenharias, Ciência da Computação, Matemática, Estatística, Direito e Marketing.
A notícia confirma a intenção do banco espanhol de continuar burlando a legislação trabalhista brasileira, pois tem sido prática comum da empresa obrigar estagiários a executar tarefas específicas de bancários.
Essa política equivocada de RH, que configura interposição fraudulenta de mão-de-obra, tem provocado inúmeras ações trabalhistas contra a empresa. Diversos ex-estagiários já obtiveram decisão judicial favorável, reconhecendo o vínculo de emprego e obrigando o banco a pagar pesadas indenizações.
As entidades sindicais e de representação dos trabalhadores do Santander Banespa têm reivindicado a contração de funcionários e a efetivação de estudantes que exercem a função de bancário. “Na última reunião do Comitê de Relações Trabalhistas, ocorrida no dia 20 de março, voltamos a reclamar da falta de pessoal nas agências e a da sobrecarga de trabalho”, lembra Ademir Wiederkehr, diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e da Afubesp, que denuncia: “Essa situação tem provocado a precarização das condições de trabalho e o aumento do número de empregados com doenças ocupacionais”.
O dirigente acrescenta ainda que a falta de funcionários é o principal motivo pelo qual o Santander Banespa figura como campeão absoluto de reclamações no ranking divulgado mensalmente pelo Banco Central.
fonte: Airton Goes – Afubesp