ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS: CULTO ECUMÊNICO EM DEFESA DO BANCO EMOCIONA BANESPIANOS
O aniversário de 90 anos do Banespa, comemorado hoje, foi marcado por manifestações contra a privatização em São Paulo e dezenas de cidades do Interior e de outros estados. As atividades foram organizadas pelo Comando Nacional Banespa (CNB-CUT, Fetec-SP/CUT, Afubesp, Direp/Corep, Sindicato dos Bancários de São Paulo, federações e sindicatos cutistas) e tiveram grande repercussão na mídia.
Na capital paulista, os banespianos realizaram, pela manhã, um culto ecumênico em frente ao edifício-sede do banco, com a participação de líderes religiosos, parlamentares e sindicalistas. A atividade, que reuniu aproximadamente mil pessoas, emocionou grande parte dos participantes.
Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo da Igreja Católica, condenou as privatizações, “a maneira como estão sendo realizadas é um assalto a esse país”, e a política econômica do governo FHC. Sobre o banco, afirmou: “privatizar o Banespa significa a perda de emprego de milhares de patrícios nossos. De todo o coração, o que estamos pedindo nesse ato ecumênico é que Deus dê discernimento aos governantes para devolverem o Banespa para São Paulo.”
O pastor da Igreja Metodista, Dilson Júlio da Silva, também criticou a venda de empresas públicas e defendeu a necessidade de o povo se unir para combater às injustiças. “Se formos ver os resultados das privatizações, veremos que só estamos perdendo. É chegado o tempo em que, independentemente do que somos, do que temos ou de nosso credo religioso, é preciso nos unirmos para barrar as injustiças que estão ocorrendo com o nosso povo.”
O representante da Federação Espírita do Estado de São Paulo, Elísio Marques Tenório, questionou: “de que serve o progresso sem justiça social, sem distribuição da renda e das riquezas?” Ele destacou o papel do banco no crescimento de São Paulo e se posicionou contra a sua entrega aos banqueiros privados. “Vamos vibrar para que o nosso Banespa fique nas mãos de todos nós, brasileiros.”
Também participaram da atividade, o deputado estadual Paulo Teixeira, o federal Ricardo Berzoini e o senador Eduardo Suplicy, todos do PT de São Paulo.
Ao final do ato falou o presidente da Afubesp, Eduardo Rondino. “A defesa do Banespa depende de cada um de nós. Depende de nos indignarmos e transformarmos essa indignação em resistência e força para mudar esse país. Vamos transformar o Banespa em um verdadeiro banco público, para que os agricultores e pequenos empresários também tenham voz em sua administração.”
Fonte: Afubesp