Ampliação do horário de atendimento nos bancos é tema de reunião com BC
Os presidentes da CNB/CUT, do Sindicato dos Bancários de São Paulo e do Sindicato dos Bancários de Brasília, Vagner Freitas, Luiz Cláudio Marcolino e Jacy Afonso, respectivamente, reúnem-se nesta quinta-feira, às 11h30, com representantes do Banco Central para tratar da ampliação do horário de atendimento bancário.
A reivindicação do movimento sindical – expediente bancário das 9h às 17h com dois turnos de trabalho – é antiga e prevê a criação de 161 mil novas vagas em todo o país. Participarão da reunião pelo Bacen, Sérgio Darcy, diretor de Normas e Organização no Sistema Financeiro, e João Antonio Fleury Teixeira, diretor de Administração.
Além da criação de empregos, o funcionamento dos bancos em horário comercial atenderia aos anseios da população e do setor de serviços. A ampliação do horário de atendimento significaria mais postos de trabalho e melhor atendimento à população, com o fim das filas, afirma Luiz Cláudio Marcolino. “O setor financeiro é um dos que mais lucra no Brasil, cobra altas taxas de juro, tarifas abusivas e presta péssimos serviços aos seus clientes. A ampliação do horário de atendimento seria uma forma de começar a alterar essa lógica”, completa o dirigente.
Experiência – O HSBC foi um dos primeiros bancos a colocar em prática a experiência de ampliação do horário de atendimento. O projeto piloto, negociado com o movimento sindical, teve início em agosto passado, em seis agências, com a contratação de dois funcionários por agência. Desde 27 de outubro, com a extensão para 111 agências, ainda não houve contratações, mas sim a alegação por parte da direção do banco, de que bancários estão sendo realocados para evitar demissões. Os sindicatos estão monitorando o trabalho nessas agências para verificar a possibilidade de contratação e para que não haja desrespeito à jornada de trabalho.
fonte: Cláudia Motta – Seeb SP