AMANHÃ, 12, TEM CAMINHADA PELO CENTRO DE SP CONTRA O RACISMO E TODO TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
A próxima quinta, 13 de maio, representa para os negros afro-brasileiros, um dia da denúncia contra o racismo e qualquer forma de discriminação, embora os meios de comunicação continuem insistindo em “comemorar” o aniversário da “abolição da escravatura”.
Para protestar contra a secular exclusão do negro, o Instituto do Negro Padre Batista, juntamente com outras entidades do Movimento Negro, realiza amanhã, 12 de maio, em São Paulo, a Terceira Marcha Noturna Silenciosa pela Democracia Racial, cujo slogan será Desemprego e Resistência nos 500 Anos de Exclusão do Negro no Brasil.
A concentração começa às 18h, com a realização de atividades culturais e ato ecumênico em frente à Igreja da Boa Morte (Rua do Carmo, s/n), Centro. Às 21h, começa a caminhada em direção à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (no Largo do Paissandú), onde, exatamente à meia-noite, acontece o tradicional abraço à igreja, cerimônia que encerra a atividade.
Durante o percurso, serão revisitados alguns dos espaços que marcaram a trajetória da comunidade negra na sua luta pela conquista do direito e da liberdade, como, por exemplo, a Praça João Mendes, local onde José do Patrocínio, Luiz Gama e outros abolicionistas realizaram reuniões na antiga igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
fonte: AFUBESP