Agabesp cobra “caixa preferencial” no Santander
A Associação Gaúcha dos Funcionários Aposentados do Banespa (Agabesp) encaminhou pedido de providências à Gerência Regional do Santander e ao Banco Central, denunciando a falta e/ou desvio de função de caixa preferencial aos idosos, gestantes e deficientes físicos nas agências do banco em Porto Alegre. O ofício aponta que o procedimento contraria resolução do BC, além de se constituir em mais um desrespeito aos aposentados do banco.
Paulo Cardoso, presidente da Agabesp, informa que são inúmeras as reclamações feitas diariamente pelos aposentados junto à Agabesp, que estão sendo obrigados a esperar até 45 minutos pelo atendimento dos caixas nas agências.
“Isso ocorre porque, na realidade, não existe mais ‘caixa preferencial’, uma vez que todos os clientes são atendidos pelos mesmos e poucos caixas das unidades”, destaca o representante dos aposentados.
Confira o documento na íntegra:
Porto Alegre, 4 de junho de 2007.
Ao
Banco Santander Banespa S.A.
Superintendência Regional
Att. do Sr. Fábio Orso
Nesta
Prezado Senhor
Referente: Atendimento preferencial aos idosos nas agências.
Ao cumprimentá-lo, vimos manifestar o nosso protesto pela falta e/ou desvio de função do caixa preferencial aos idosos, gestantes e deficientes físicos nas agências do Santander Banespa, em Porto Alegre. Esse procedimento contraria resolução do Banco Central, além de se constituir em mais um desrespeito aos aposentados desse banco.
São inúmeras as reclamações que recebemos quase que diariamente dos aposentados do ex-Banespa, que estão sendo obrigados a esperar até 45 minutos pelo atendimento dos caixas nas agências. Isso ocorre porque, na realidade, não existe mais “caixa preferencial”, uma vez que todos os clientes são atendidos pelos mesmos e poucos caixas das unidades.
Essa longa demora também representa o descumprimento de lei municipal de Porto Alegre, que prevê o tempo de espera para o atendimento nos caixas, em até 15 minutos em dias normais e de até 20 minutos, em véspera e após feriados prolongados e dias de pagamento de funcionários públicos.
Por isso, vimos solicitar-lhes a tomada de medidas imediatas para a volta do caixa preferencial em todas as agências, em benefício de todos os idosos e inclusive os aposentados desse Banco.
Para nós, é um ato desumano deixar aguardando um cidadão ou uma cidadã acima de 60 anos, considerado como idoso, muitas vezes até com dificuldade de locomoção, para fazer uma operação bancária nas Agências desse Banco.
No aguardo de sua resposta, subscrevemo-nos.
Atenciosamente
Paulo Cardoso
Presidente
C/Cópia para o presidente do Santander, Gabriel Jaramillo
e Banco Central
fonte: SindBancários