AFUBESP TERÁ MAIS RECURSOS PARA LUTAR CONTRA A PRIVATIZAÇÃO
Prezado (a) associado (a),
Nos últimos anos, a atual diretoria da Afubesp tem desenvolvido intenso trabalho em defesa do Banespa e dos banespianos. Essa atuação, levada a efeito com o apoio da imensa maioria do funcionalismo, inviabilizou o fechamento de 51 agências lucrativas e tem sido um dos maiores empecilhos à privatização. Não é por outro motivo, que os interventores impediram o acesso da entidade ao AE e à Intranet, reduziram para apenas três o número de dirigentes liberados, proibiram a distribuição do Informativo pelo malote e tentam excluí-la do acordo coletivo: represálias que implicam em gastos para a associação.
Essa coragem e disposição para resistir aos que desejam o fim do Banespa (a privatização seria apenas o primeiro passo nessa direção) é hoje reconhecida por todo o funcionalismo e pelas entidades que participam dessa luta.
Credenciada por esse histórico, a diretoria convocou a Assembléia Geral Extraordinária do último dia 17, por meio de edital, matérias publicadas em duas edições do Informativo Afubesp, home page da entidade na Internet e carta endereçada à casa dos associados.
Para facilitar a participação do pessoal do Interior e de outros estados, optou-se pela sua realização no dia da abertura da Integração, quando estariam em São Paulo milhares de banespianos. Foram colocados ônibus à disposição dos associados para transportá-los do E.C.Banespa até o local da AGE.
Durante a assembléia, a diretoria apresentou aos associados um plano de ação em defesa do Banespa para os próximos e decisivos meses. A estratégia prevê ampla campanha de mídia, envolvendo inserções em jornais, rádios e redes de televisão; ações na Justiça; pressão na Assembléia Legislativa para aprovação da PEC; presença constante no Congresso Nacional e caravanas pelo Interior do Estado para ampliar o apoio de prefeitos, vereadores, produtores rurais e pequenos empresários à nossa causa. Para se ter uma idéia do custo desta campanha inédita contra a privatização, o anúncio de 30 segundos levado ao ar, em horário nobre, no dia do aniversário do Banespa nas redes Globo, Record e Bandeirantes custou R$ 47 mil à Afubesp.
Nos debates, ninguém se posicionou contra o reajuste. Inclusive, os representantes da Federação dos Bancários de SP/MS, entre os quais Stela, Ernesto, Hamilton, Zazá e Galvão, reconheceram o trabalho desenvolvido pela Afubesp e a necessidade do aumento da contribuição. Questionaram apenas o período de validade da medida.
Conscientes de que o emprego de milhares de banespianos está ameaçado pela privatização, os participantes da AGE aprovaram o plano de ação e entenderam ser fundamental fortalecer a Afubesp, dotando-a dos recursos necessários para enfrentar este desafio. Por esta razão, deliberaram, por unanimidade, pelo reajuste das mensalidades, de 0,2% para 0,5%, já a partir deste mês.
Ao convocar a AGE e propor o plano de ação e o reajuste da mensalidade, aprovados por unanimidade, a diretoria está cumprindo a vontade da esmagadora maioria dos banespianos, que já conhece bem o futuro dos funcionários de uma empresa privatizada e não quer correr o risco.
DIRETORIA DA AFUBESP
Obs.: Favor imprimir e colocar no quadro de avisos da unidade.
Fonet:afubesp