Afubesp e Seeb SP cobram explicações do Santander Banespa sobre informes à Receita
Na quinta-feira, dia 3, a Afubesp e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região protocolocaram carta no Santander Banespa, solicitando esclarecimentos sobre os problemas ocorridos com as informações enviadas pelo banco à Receita Federal relativas aos rendimentos dos funcionários.
De acordo com denúncias dos trabalhadores do Santander Banespa, os informes de rendimentos para ajuste anual da declaração de Imposto de Renda foram entregues com incorreções. O problema causado pelo banco está trazendo transtornos e prejuízos aos funcionários, pois as declarações estão sendo retidas pela Receita Federal.
O documento, encaminhado ao presidente do Grupo Santander Banespa, Gabriel Jaramillo, com cópias para o vice-presidente-executivo, José Paiva, e o superintendente de Relações Sindicais, Gilberto Trazzi, questiona quais as medidas que foram ou estão sendo tomadas pelo grupo espanhol “para regularizar os informes de rendimentos, denominados DIRFs, junto à Receita Federal”.
Veja abaixo a íntegra da carta protocolada no banco:
São Paulo, 3 de novembro de 2005.
Ao
Presidente do Grupo Santander Banespa
Sr. Gabriel Jaramillo
Ref.: Erro no informe de rendimentos causa transtornos aos funcionários
Prezado senhor:
A Afubesp (Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp) e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, na qualidade de representantes dos trabalhadores do Grupo Santander Banespa, vêm por meio desta solicitar esclarecimentos da direção do banco sobre problemas ocorridos com as informações enviadas por esta empresa à Receita Federal sobre os rendimentos dos funcionários, conforme relatos abaixo:
De acordo com denúncias de funcionários, que foram checadas junto a Receita Federal, os informes de rendimentos para ajuste anual da declaração de Imposto de Renda foram enviados pelo Santander Banespa com incorreções.
Com efeito, as declarações de renda pessoa física dos funcionários do Grupo Santander Banespa estão sendo retidas pela Receita Federal, o que tem causado transtornos e prejuízos àqueles que teriam imposto a restituir, bem como constrangimentos aos que deveriam pagar impostos à União.
Diante dessa situação causada pelo Santander Banespa, reiteramos nosso pedido de explicações imediatas sobre o ocorrido e quais as medidas que foram ou estão sendo tomadas pelo banco para regularizar os informes de rendimentos, denominados DIRF’s, junto à Receita Federal.
Agradecemos a atenção de V.Sa. para o exposto e ficamos no aguardo das informações solicitadas.
Atenciosamente,
Afubesp – Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa
Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
c/c: Vice-presidente-executivo, Sr. José Paiva
Superintendente de Relações Sindicais, Sr. Gilberto Trazzi
fonte: Airton Goes – Afubesp