Afubesp e Comissão Nacional realizam debates com aposentados do Banespa
Na quarta e quinta-feira, dias 11 e 12, a Afubesp e a CNAB (Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa) realizaram duas reuniões com os aposentados e lideranças do segmento.
Os eventos foram abertos pelo novo presidente da Afubesp, Paulo Salvador, que fez questão de reafirmar seu compromisso com os aposentados e pensionistas do Banespa. “Desde que assumi a presidência essas são as primeiras reuniões que faço fora do âmbito interno da entidade”, destacou. Segundo ele, os dois encontros têm um significado muito especial. “Considerava vital iniciar minha gestão dialogando com vocês, para mostrar a que viemos e quais as nossas preocupações”.
O dirigente deixou claro que pretende buscar a união das entidades, tendo em vista os objetivos a serem perseguidos. “Nossa atuação em defesa da Cabesp e do Banesprev, por si só, mostram o caminho que pretendemos trilhar: a defesa de nossos direitos e conquistas.”
Durante os debates, os participantes puderam expor suas dúvidas e posicionamentos em relação ao plebiscito da Cabesp. Em resposta, receberam diversas informações, inclusive sobre as dificuldades de se fazer uma reforma estatutária. “O banco não pode mudar o Estatuto, ele só pode referendar ou vetar o que nós decidimos”, explicou Paulo Salvador, que completou: “Por outro lado, nós, associados, também não podemos alterar nada sem a concordância do Santander”.
Situação financeira da Cabesp é invejável
Salvador, que foi diretor financeiro leito da Cabesp por duas gestões, ressaltou que a situação econômica da caixa de assistência médica é invejável. “Temos um superávit atuarial (reconhecido até pelo banco) de mais de R$ 400 milhões”, argumentou, antes de concluir: “Isto significa que, mantida as premissas atuais, quando a última associada morrer – tendo em vista que a mulher vive mais que o homem – ainda sobrará esse valor mencionado”.
O atual diretor financeiro eleito, Vagner de Castro, participou da reunião de terça-feira, e o diretor administrativo eleito, Wagner Cabanal, compareceu ao encontro na quarta-feira. Ambos concordaram com as avaliações do presidente da Afubesp.
fonte: Airton Goes – Afubesp