Afubesp deseja boas festas aos associados. Que venha 2015!
É chegada a hora de refletir sobre o que passou e planejar o que virá. Para começar, é preciso lembrar que 2014 foi diferente, com a realização de Copa no Brasil e eleições, dois eventos que agitaram o país e mudaram a rotina. Em meio a tudo isso, foi preciso enfrentar alguns acontecimentos relevantes, como as demissões no Santander, que ocorreram durante o ano todo, inclusive de trabalhadores que estão próximos da aposentadoria (de setembro de 2013 a setembro deste ano foram 1.097 postos de trabalho a menos). Junto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, a Afubesp participou de atos contra esta política, que chegou a desencadear uma Jornada Internacional de Luta.
Outro embate foi em defesa dos direitos dos usuários do Cabesp Família, que sofrem com o reajuste de 30,44% desde maio e já causou significativa evasão de beneficiários. A Afubesp abraçou a causa na tentativa de negociar um meio termo com a Cabesp, visto que os dirigentes eleitos simplesmente abandonaram a comunidade banespiana, indicando inclusive a aplicação deste índice exorbitante. A entidade permanece cobrando a atuação responsável dos representantes eleitos e colaborando com o segmento no que é possível.
Essa situação reforçou um argumento usado constantemente pela Afubesp: a importância de eleger pessoas comprometidas com os interesses dos associados, e não do banco. Essa é uma reflexão urgente, visto que uma nova eleição no Banesprev se aproxima em 2015 e o Plano II, em especial, precisa de gente qualificada e capacidade de enfrentamento.
Apesar dos entreveros, o movimento sindical conseguiu arrancar um bom resultado para os bancários na campanha salarial e avanços importantes no acordo aditivo do Santander, como bolsas de pós-graduação, a retomada do Grupo de Trabalho do SantanderPrevi, e melhorias nas condições de trabalho, por exemplo.
Para finalizar, o ano foi marcado pelo início de um novo ciclo na Afubesp, com mudanças estruturais e uma campanha para fortalecer ainda mais sua atuação. O desenrolar de 2014 mostrou que a Afubesp não fica parada no tempo, muito menos foge dos enfrentamentos necessários. Ao contrário: busca reciclar ideias, manter-se em movimento e presente na vida dos aposentados e funcionários da ativa do banco. Que venha 2015!
Boas festas!
Diretoria da Afubesp