Afubesp completa 25 anos de atuação em defesa dos trabalhadores
No último sábado, 21, a Afubesp (Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp) completou 25 anos de existência. Fundada em 21 de junho de 1983, a entidade ganhou destaque nacional durante a luta contra a privatização do antigo Banco do Estado de São Paulo, quando liderou o movimento de resistência que contou com o apoio dos banespianos e da maioria do povo paulista.
Após a venda do Banespa, a Afubesp continuou engajada na defesa dos empregos e direitos dos funcionários do banco. Sua atuação, durante os seis anos de luta contra a privatização e no período subseqüente, contribuiu para que milhares de bancários pudessem se aposentar pela empresa e, assim, adquirir o direito a receber complementação de aposentadoria – notadamente, os colegas pré-75 e assistidos do Plano II do Banesprev.
Atualmente, a associação patrocina ações e iniciativas nos campos político e jurídico para resgatar o reajuste da complementação do pessoal pré-75 (atualmente vinculados ao Plano V do Banesprev), que tiveram seus salários congelados pelo grupo espanhol após a privatização.
Desde o início do congelamento, a Afubesp defende a tese de que o direito ao reajuste tem como base a Resolução 118/97, do Senado Federal, que autorizou a emissão dos títulos da União destinados a garantir o pagamento dos banespianos pré-75, com base em estudos atuariais que previam as correções anuais.
Em relação ao pessoal da ativa, a entidade tem se empenhado para impedir demissões e combatido o assédio moral, a pressão pelo cumprimento de metas abusivas, a interposição fraudulenta de mão-de-obra e a outras situações de desrespeito por parte do banco.
Além dessa vigorosa atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores aposentados e da ativa, a Afubesp oferece, aos seus milhares de associados, diversos serviços, entre os quais: promoção de ações jurídicas coletivas e assistência jurídica para processos individuais; colônias de férias; convênios com hotéis, pousadas, agências de viagem, farmácias, supermercados e parques de diversão; descontos em faculdades, escolas e cursos de idiomas; revelação de filmes e materiais fotográficos; e venda promocional de diversos produtos (ovos de páscoa, panetones, perfumes e etc).
Para o presidente, Paulo Salvador, nesse um quarto de século de história a Afubesp adquiriu experiência e representatividade. “Temos que usar isso para planejar os próximos 25 anos”, avalia o dirigente, que conclui: “Comemoramos o passado, mirando o futuro”.
fonte: Airton Goes – Afubesp